sexta-feira, 8 de julho de 2011

FORMAÇÃO PELA ESCOLA apresentação do Programa

Apresentação

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na execução de programas do FNDE. Até 2006, as capacitações eram feitas exclusivamente de maneira presencial, o que representava o atendimento de um público menor e maiores gastos com a mobilização e transporte dos cursistas e de técnicos do FNDE até as cidades-polo. (fonte: www.fnde.gov.br)

Como os municípios participam do Formação pela Escola?
Para participar do programa, os municípios deverão solicitar atendimento ao MEC/FNDE por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação – SIMEC. Após a aprovação das ações, devem assinar o Termo de Compromisso ao Programa Formação pela Escola, conforme Resolução normativa.

As instruções necessárias ao preenchimento do pleito do Formação pela Escola no PAR estão disponíveis no Manual de Orientação disponível no Portal do FNDE, em http://www.fnde.gov.br/formacaopelaescola/consultas.

O MEC/FNDE analisará as solicitações de atendimento e, se aprovadas, terão sua demanda consolidada e atendida via assistência técnica em parceria com as secretarias estaduais e municiais de educação.


Quer saber mais?
navegue no site do FNDE através deste link:
http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-formacao-pela-escola

leia e divulge o FORMAÇÃO com o folder disponível para download:
http://www.fnde.gov.br/index.php/folder-do-programa-formacao-pela-escola

Em Itapetinga - Bahia, o FORMAÇÃO PELA ESCOLA está no seu quarto ano de funcionamento.
Contato com o Tutor, prof. Nilton Cirqueira através de email (formacao.itapetinga@hotmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário